Concessão de Crédito

De Base de Conhecimentos ERP RS
Ir para: navegação, pesquisa

Concessão de Crédito

O módulo Concessão de Crédito é totalmente integrada com a venda, o que garante agilidade em todo o atendimento ao cliente, do preenchimento do cadastro à efetivação da venda no caixa da filial.

É avaliado limites de crédito, saldos por pedido e cliente, garantindo o processo e a administração da carteira de vendas. Em caso de vendas a prazo, o processo entre o registro da pré-venda e o seu recebimento no caixa pode ser intermediado com o setor de crédito da filial, que tem como finalidade o levantamento das informações pessoais e financeiras do cliente para análise do crédito e aprovação ou não da compra.

O sistema pode ser configurado de modo que as vendas a prazo possam ter aprovação automática, dispensando o processo de aprovação de crédito. No entanto, essa parametrização deve obedecer à regra de negócio da empresa usuária, podendo ser configurada para condições de pagamento específicas ou ainda pela posição financeira do cliente.

Compõem o módulo Concessão de Crédito:  

•Cadastro de clientes

•Gestão de informações e documentos de clientes

•Políticas de crédito

•Score de crédito

•Integrações com Bureaus (SPC Brasil, Boa Vista, SERASA e Crivo)

•Integração em tempo real com bancos, financeiras e administradoras de cartões

•Concessão de crédito próprio

•Concessão de crédito com bancos e financeiras

•Central de crédito

•Informações de inadimplência

•Indicadores e relatórios gerenciais

Pessoa

Manutenção do cadastro de Pessoa Física/Jurídica

O ERP RS adota o conceito de cadastro genérico para Pessoa Física/Jurídica. Portanto, todas as informações pertencentes à Pessoa são mantidas pelas mesmas aplicações.

Uma vez cadastrada, a Pessoa é vinculada a um ou mais cadastros específicos, ou seja: Cliente(*), Fornecedor, Financeira, Banco, Representante, Seguradora, Montador, Motorista, etc.

(*) O Cadastro de Cliente é vinculado automaticamente durante a elaboração do Pedido de Venda.

Cadastropessoa1.png

Poderá se habilitada uma Política de Cadastro definindo a obrigatoriedade dos campos para determinadas modalidades de venda.

A política de Cadastro é definida no módulo Concessão Crédito / Parametrização Pessoa.

No exemplo abaixo temos os campos destacados em "amarelo" obrigatórios para a política estabelecida para o Tipo Cadastro "Pessoa Física-SIMPLES".

Cadastropessoa2.png

Uma vez definido como Jurídica, a aba principal traz apenas os campos pertinentes àquele tipo de Pessoa.

Cadastropessoa3.png

Cadastro do endereço

Cadastropessoa4.png

IMPORTANTE: Para efetivar a inclusão ou alteração, na maioria das abas, é preciso acionar o botão 'Confirmar' (Conf. figura acima) no detalhamento e em seguida, na aplicação principal, clicar no botão 'Salvar' (Conf. figura abaixo).

Cadastropessoa5.png.

Cadastro de Logradouro

Em alguns casos a cidade ainda não foi usada no sistema e por isso não será possível encontra-lá no campo "Localidade", para habilitá-la siga os passos a seguir:

Após preencher a aba "Pessoa" no cadastro, siga para a aba "Endereço"

Cadastro de Localidade - 01.png

Escolha o "Tipo Endereço".

Vá no campo Bairro e clique no botão Lupinha.png para pesquisar.

Cadastro de Localidade - 02.png

Clique no botão Consultapedidocompra2.png para adicionar um novo bairro.

  • No campo "Localidade:" digite o nome da cidade.
  • Preencha o campo "Descrição Longa:" com o nome do bairro.
  • Clique no botão Cadastroservico2.png para confirmar.

Volte para a tela "Endereço", vá para o campo "Logradouro:" e clique no botão Lupinha.png para pesquisar.

Cadastro de Localidade - 03.png

Nessa tela, clique no botão Consultapedidocompra2.png para adicionar um logradouro.

  • Em "Localidade" escolha a cidade
  • No campo "Tipo Logradouro:" o tipo de logradouro.
  • "Descrição Longa:" o nome do logradouro.
  • Informe o Cep no campo "Cep:".

Após seguir os passos clique no botão Cadastroservico2.png para confirmar.

Agora a localidade estará disponível, informe a "Localidade" e logo depois terá acesso aos outros campos.

Se os passos forem seguidos corretamente o cadastro será efetuado com sucesso.

Central de Crédito

Podemos acessar a tela da Central de Crédito através das opções do menu Concessão Crédito -> Central Crédito.

Centralcredito1.png

Nessa tela podemos ver as propostas de crédito que foram enviadas para análise pela central, daremos então um duplo clique na proposta desejada para dar início à análise da mesma.

Centralcredito2.png

Nessa tela temos uma gama de ações disponíveis para nós. Conseguimos ver o histórico de análise da proposta, assim como Aprovar, Negar, Pendenciar, Confirmar e Desistir da análise(permitindo que outro analista realize a análise da mesma), marcar como fraude, verificar o histórico de fraude do cliente, verificar o score do cliente, assim como alguns aspectos do cadastro do cliente disponíveis nas abas superiores.

Importante:

Manterhelpativo.png

Limite de Crédito por Pessoa/Grupo de Pessoas

O ERP RS possui a função de parametrização de limite de crédito por cadastro de pessoa e a possibilidade de configurar um limite para vários cadastros, com isso é possível regular o limite de compra de um cliente de acordo com a forma de pagamento usada no pedido de venda.

Vá para a aplicação Pessoa no menu Concessão de Crédito e localize o cadastro que deseja parametrizar o limite de crédito. Clique no cadastro desejado pressione o botão Botao Editar.png para editá-lo.

Limite de credito - 01.png

Se deseja parametrizar o limite de crédito somente para o cadastro escolhido localize na parte inferior da tela os campos: "Limite Crédito:" e "Validade Limite:".

Em "Limite Crédito:" coloque o valor desejado para o limite e escolha no campo "Validade Limite:" o fim da vigência da limitação.

A parametrização de limite de crédito por grupo de pessoas pode ser feito através de um dos cadastros que deseja vincular ao limite compartilhado, ao entrar no cadastro pressione o botão "Limite Compartilhado".

Limite de credito - 02.png

Selecione se deseja criar um novo compartilhamento de limite de crédito ou se deseja vincular o cadastro selecionado a um compartilhamento já existente.

Se deseja criar um novo compartilhamento, selecione no campo "Pessoa" os cadastros que deseja no compartilhamento, depois escolha o valor no campo "Limite de Crédito:" e a data de validade do limite em "Validade Limite:". Caso só queira vincular um cadastro a um compartilhamento preexistente, selecione a opção e perceberá que o campo "Pessoa Compartilhamento Existente:" estará disponibilizado para escolher qual compartilhamento deseja incluir esse cadastro.

Após concluir os passos acima pressione o botão Cadastroservico2.png.

Siga para o menu Concessão de Crédito, depois o menu Parametrização e acesse a aplicação Liberação Crédito. Selecione a forma de pagamento que deseja filtrar o limite de crédito parametrizado e pressione o botão Botao Editar.png, uma nova tela aparecerá, vá para a aba "Lib. Crédito".

Limite de credito - 03.png

Pressione Consultapedidocompra2.png para adicionar uma nova regra a forma de pagamento.

Localize o campo "Limite Créidto De(%):" e coloque o valor em porcentagem de quanto deseja que o sistema aceite o limite, não é obrigatório mas recomendamos que no campo "Mensagem Adicional:" insira a mensagem de aprovação, por exemplo: Crédito Aprovado.

Vá para o campo "Flag Liberação:" e selecione a opção "Aprovado", parametrize a vigência da configuração e pressione Cadastroservico2.png.

Faça mais uma regra para quando não for permitido a o crédito para o cliente. Em "Flag Liberação:" escolha a opção "Negado" para esta regra.

Confirme as configurações.

Pronto! Está parametrizado o limite de crédito por pessoa/grupo de pessoas.